quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O curso de parteira


Parentes de papai e mamãe e os chefes dele aconselharam a mamãe a estudar e tirar o curso de parteira. Assim é que os filhos foram repartidos entre os parentes. Eu fui para a casa de uma tia, irmã de mamãe. Meu irmão e as duas irmãs menores foram para a casa de meus avós maternos e a outra irmã foi com um tio paterno. Minha irmã mais velha ficou com minha mãe morando na casa de minha avó paterna. O meu irmão que nasceu depois da morte do papai, morreu no parto.
Minha mãe ficou estudando 5 anos, tirou o curso de médica parteira. Ela já tinha curso superior.
Tínhamos uma parente muito bôa, tia Thais Paulinel. Todos os Natal ella mandava um enxoval completo para cada um de nós e para minha mãe também. E que enxoval, o que havia de bom, não de luxo mas útil. O marido tinha uma loja em Porto Alegre na rua dos Andradas.

Ficamos estes 5 anos vivendo nem muito feliz e nem muito infeliz, sabe como é viver em casa de parentes e ainda mais quando já tem filhos. Só quem vive longe da casa paterna é que sabe e pode falar. Minha mãe ia todos os Natal nos visitar. Que dia mais alegre e feliz era aqueles. Depois de 5 anos, mamãe formou-se e tirou o diploma de médica parteira com as melhores notas. Ahí ella embarcou para Pelotas e começou a enfrentar a vida. Levou minha irmã Chiquinha, a mais velha e começou a luta pela vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário