quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Recomeço em Pelotas


Mamãe tinha muitos amigos principalmente a família Magalhães que recomendou mamãe para as melhores famílias da cidade. Ella teve sorte pois no fim de um ano já pôde mandar vir os filhos todos para o se lar. A primeira coisa que fez foi pôr-nos no colégio. Eu me lembro que no meu tinha a Diretora que chamava-se Mariquinha. Era diretora e ao mesmo tempo professora. Mas como era braba. Só sabia das puxões de cabelos, eu não sei como não ficaram todas carecas. Tinha um colega chamada Barbosinha, por qualquer coisa deixava o menino de pé no banco com o braço para cima, tinha 8 anos e olhe lá se abaixasse o braço era reguadas até ficar roxo. Quantas vezes eu pedia para ficar no lugar do menino e outros que tinham a infelicidade de ser castigados.
A minha irmã tinha um cabelo muito bonito e cacheados, pois implicava com ella, puxava todo para traz e prendia com grande grampo, parecia uma velha e nós dava muita risada.
Ficamos um ano nesse colégio, não se aprendia nada. Eu e mais três irmãs entramos no outro colégio de D. Mariana Tôrres. Esta era mais compreensiva e bondosa. Esta tinha o curso de professora tirado na escola normal de Porto Alegre e não é para me gabar mas sempre a professora me elogiava muito. Dizia que eu aprendia com muita facilidade e assim ella me pedia para ajudá-la. Já estava na quarta serie primária. Como eu gostava de lecionar naquele tempo não havia escola normal em Pelotas eu não podia tirar o curso de professora. Tinha que ir a Porto Alegre e minha mãe não quiz se separar outra vez de mim. Fiquei como ajudante da minha professôra. Completei o curso, eram 8 anos o curso completo, com medalhas e diplomas de honra. Eu ajudava muito minhas irmãs que não tinham tanta facilidade de aprender como eu. A minha irmã mais velha estava num colégio particular mas nem por isso aprendia mais que eu, só que aprendia a bordar, desenho, e francez extra.
Uma vez apareceu a professora da Chiquinha, minha irmã mais velha, queixou-se que já fazia uns 4 dias que ela não ia as aulas. Mamãe não era de brinquedo. Levou uma surra que nunca mais teve vontade de gazear as aulas nas casas das amigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário